Seminário Laudato Si – Repam/Roraima

Nos dias 27 a 30 de julho, participamos do Seminário Laudato Si e da Rede Pan-Amazônica – Repam. Ii. Telma, Marineia e eu participamos deste Seminário. Ir. Telma fez parte da Equipe organizadora do Evento. O Seminário Laudato Si reuniu lideranças do Brasil, Venezuela e Guiana inglesa para discutir e buscar caminhos sobre o cuidado com a Casa Comum, o Planeta Terra. As atividades do Seminário tiveram início no dia 27 de julho com Oficina de Políticas Agrícolas, Agrárias e Educação do Campo.

A noite do dia 28, o evento continuou na Praça Fábio Paracat, no centro de Boa Vista com apresentações musicais, culturais e muito simbolismo, vídeos, dança indígena, mostra da realidade dos Migrantes, questões carcerárias, Tráfico Humano, palavra de Dom Mário, de liderança indígena, apresentação sobre a Repam, etc. Um bonito simbolismo foi a distribuição de mudas de plantas diversas, lembrando este cuidado com planeta. Nos dias 29 e 30 de julho, as atividades continuaram no Colégio Claretiano.

Momentos marcantes foram as Místicas apresentadas pelos povos indígenas presentes no Seminário. As exposições foram muito ricas e abordaram temas como: Questão Agrária, Meio Ambiente, Povos indígenas e Ribeirinhos, Mundo Urbano e Migrações. Recordou-se as palavras de Papa Francisco no Documento Laudato Si, onde ele afirma que “nada neste mundo nos é indiferente, tudo está interligado”. O Papa convida a uma conversão ecológica, e quando nos damos conta do reflexo de Deus em tudo que existe, o coração experimenta o desejo de adorar o Senhor por todas as suas criaturas.

Ir. Maria Adelma

 

 

 

Endereço

Rua Costa Senna, nº 1.050
Padre Eustáquio
Belo Horizonte - MG
CEP: 30720-350
Email: rmnsd@terra.com.br

Telefone

(31) 3464-0458

Facebook