Fundadora

Foto da Madre Maria de Jesus, fundadora do Congregação.

Madre Maria de Jesus

Sarah Pauline Charlotte Marie Gayetti, natural de Lyon, na França, nasceu em 15 de agosto de 1882.
Ainda muito jovem, acolheu o chamado do Mestre e decidiu consagrar sua vida ao serviço do Senhor na Congregação das Irmãs de Notre Dame de Fourvière. Em 17 de abril de 1900, recebeu o hábito religioso e passou a chamar-se Irmã Maria de Jesus e mais tarde, Madre Maria de Jesus. Atraída por uma grande força, viu-se, desde cedo, seduzida pelo ideal de educadora. Desde os primeiros anos, Sarah foi revelando a tenacidade de seu caráter, a sua “vontade de ferro” a serviço de um “coração de fogo”.

A jovem decidiu dar uma resposta ao chamado do Amor, mesmo que, para isso, suas buscas fossem muitas vezes permeadas pela dor, pelos obstáculos e por um caminho sem volta.

Os primeiros anos foram marcados por perseguições, calúnias e incompreensões, mas, Madre Maria de Jesus estava disposta a viver esta aventura e caminhou entregue ao amor, que dava sentido à sua decisão, arriscando-se na esperança e vivendo na certeza da fé.

A Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores foi fundada por Madre Maria de Jesus com a colaboração de sua prima, Madre Maria Miguel. Em 28 de agosto de 1913, elas chegaram em terras brasileiras e, por um equívoco permitido pela Divina Providência, assistiram à primeira Missa no Brasil, no altar de Nossa Senhora das Dores, confirmando o desejo de Madre Maria de Jesus de dar à Congregação que nascia um título mais conhecido. Tornaram-se assim, as Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores.
“Segue a estrela. Deus faz o teu caminho longo e rude! Raramente serás compreendida! Sofrerás muito no corpo, na alma e em teus afetos. Mas o Senhor será o apoio no teu caminhar. Caminho não há… É caminhando que o caminho se faz…

Abre-se o caminho! E vai… Vai, passo a passo… Vai se fazendo, rumo à libertação.

“Que eu suporte com paciência todas as privações que o Senhor me enviar, contanto que a Congregação viva e prospere.” Madre Maria de Jesus Certeza na chegada! O amor de Cristo, nos irmãos, é a motivação que foi dando sentido às lutas e fadigas, dores e esperanças, em cada gesto da missionária, na aventura de sua vida.

Madre Maria Miguel

A companheira de Madre Maria de Jesus, Emma Poyet, nasceu em 12 de setembro de 1867, também em solo francês, e veio a se tornar Madre Maria Miguel do Sagrado Coração. Ela nasceu em um berço humilde de camponeses de tradicional vida cristã.

E se “Deus gosta de nos falar no silêncio…”, falou também a ela, quem sabe, em momentos de oração?

Foi entre dúvidas e certezas que, aos 17 anos, Emma entusiasmou-se com a vida missionária e, em 8 de outubro de 1884, resolveu seguir este caminho. Pouco mais tarde, em 8 de setembro de 1885, ela revestiu-se do hábito religioso.

Na Vida Religiosa, invadida pela alegria e felicidade de quem se consagra a Jesus Cristo, se entregou como todas as outras, às atividades costumeiras. Seguiu para valer o chamado do Senhor.

Madre Maria Miguel devotou especial solidariedade à Madre Maria de Jesus, principalmente nos momentos mais difíceis da Vida da Religiosa.

Assim se expressou muitas vezes: “Podeis contar, sobretudo com minha boa vontade para vos ajudar, ou melhor, para caminhar ao vosso lado”.